terça-feira, dezembro 30, 2008

pão

hoje aprendi a fazer pao com a minha avó!!!

uma arte que se devia passar de mae para filha nao passou porque a minha avó nao tem filhas, entao devia passar para as netas, "elas nao tem força para amassar" diz a minha avó, entao fico eu para aprender a arte que alimentou os nossos avós e pais durante muito tempo.
passei a manha a ouvi-la e a tentar fazer o que ela me dizia. uma vez que ela ja esta um pouco velha e ja nao tem força para amassar o pao amacei eu.

deixo vos entao uma dica quando fizerem pao: "nao sao as maos que amassam o pao mas sim o suor!!" pois é... ainda estou a tentar compreender plenamente o significado desta afirmaçao, pelo menos tenho uma pista para a compreender, so deixei de amassar o pao quando ja estava a suar que nem um cavalo.

segunda fase para fazer o pao e bem mais facil... deixar o fermento trabalhar, que segundo a minha avó demora mais ou menos tempo conforme o sangue. ora aqui esta outra coisa que nao tem ligaçao aparente com o pao.
"se saires a mim tens sangue quente e em meia hora a massa esta fermentada" diz ela. pois bem passado meia hora estava a massa fermentada.

a fase seguinte foi dar a forma de pao a massa e meter no forno, coisa que parece simples mas que nao é. a massa perde a forma quando se mete no forno.... basicamente tive que repetir o processo 2 vezes para cada pao!!!

a quarta fase e a melhor de todas!!! tirar o pao do forno e comer!!! pao caseiro quentinho com manteiga!!!! delicia.

eu depois meto umas fotos para voces.

fiquem bem

3 comentários:

Catarina Miranda disse...

ahahh adorei o texto. Adoro que me contem aquilo que aprendem com os mais velhos, é fascinante! Mostra o lado mais humilde de nós e terno. ;)

*

Salomé Gonçalves disse...

A minha avó paterna não me ensina nada disso... Tem medo que me queime, que me corte, que me suje... lol! (Ela esquece-se é que com a minha idade já tinha um filho e meio =P)

Ricardinho, da proxima vez que formos à Serra fazes o pãozinho pró nosso pequeno almoço, já que o Edison bebe o leite todo duma vez...

Beijinho*

Selenyum disse...

Bem, quando me faltar pão, já sei com quem falar :P

Os meus avós só me ensinaram a semear batatas e fazer vinho.